31/08/2019 às 14:16

Cerimônia das Areias

708
4min de leitura

Essa antiga prática, conhecida como a cerimônia das areias, teve inicio nos casamentos dos nativos havaianos, realizados na beira da praia. Nesse momento, eles corriam em direção ao mar para apanhar um punhado de areia e depois depositá-lo em uma tigela que ficava sobre o altar. Eles acreditavam que esse ato era a representação de uma união indissolúvel do casal, fazendo menção à união dos grãos que jamais poderão ser separados homogeneamente.O ritual das areias pode ser realizada em locais fechados, abertos e independente da religião. Se vocês se identificam com essa prática, basta conversar com o celebrante para acrescentar esse momento tão bonito na cerimônia de vocês.

Na cerimônia, o recipiente maior e vazio, significa a vida do casal após o casamento. As Areias, cada uma de uma cor, escolhida dentre os seus significados, representam os noivos e o que eles carregam consigo. Ao despejar as areias no vaso, simboliza a entrega ao casamento. Quando, no final, as areias estão misturadas, não há como mais separa-las novamente, são finalmente inseparáveis. Representando a relação do casal.

Como acontece a cerimônia?

Quando os noivos participam sozinhos do ritual, são necessários 3 recipientes no altar. Dois com areia, um para a noiva e outro para o noivo, cada recipiente com uma cor de areia diferente. E um vaso maior, para receber as areias depositadas pelos noivos, que despejam juntos as areias de acordo com a orientação do celebrante.Há uma segunda maneira de realizar o ritual. Essa contam com a ajuda dos pais dos noivos, padrinhos e convidados especiais, como os filhos ou avós, por exemplo. Cada um com um recipiente com areias de cores diferentes, uma cor para cada pessoa. Os primeiros a depositarem a areia no recipiente maior são os pais dos noivos, seguido pelos padrinhos e convidados. Por ultimo, as areias dos noivos, para celebrar a união de todos como uma única família.

Quando a festa de casamento acabar, o casal leva o vaso com as areias para casa. Vocês terão um símbolo do seu amor e relembrarem este momento.

O que falar durante a cerimônia?

A elaboração do ritual é feita pelo celebrante, inclusive se o escolhido for algum amigo ou parente, ele pode usar de momentos que vivenciou com o casal para ilustrar a cerimônia. De toda forma é muito importante conversar com o celebrante, conhecido ou não. Contar suas histórias e momentos, para que tudo saia especialmente como vocês sonham. Deixar acertado de outros convidados farão parte do momento e em que momento da cerimônia, o ritual irá acontecer.Vou deixar aqui um texto para se inspirar e ter ideia do que o celebrante pode falar no momento do rito:

Hoje, os noivos escolheram para comemorar seu casamento a celebração da cerimônia de areia. Essa cerimônia simboliza a união entre os noivos em uma relação nova e eterna conjugal. Os dois frascos separados de areia simbolizam suas vidas separadas, as famílias separadas e diferentes conjuntos de amigos. Representam tudo o que somos. Representam também a sua vida antes de hoje. Cada grão de areia nos recipientes separados representa um momento único e distinto, uma decisão,um sentimento ou evento que ajudou a formar em indivíduos distintos e únicos, que são hoje. Quando esses dois recipientes de areia são derramados no terceiro vidro, os recipientes individuais de areia deixarão de existir, mas serão unidos como um só. Da mesma forma que esses grãos de areia nunca pode ser separado e derramados novamente nos recipientes individuais, assim será o casamento de vocês. (via coisasdenoivas.blogspot.com.br)

Significado das cores

Outra ponto importante é compreender bastante o significado de cada cor das areias para que elas simbolizem a personalidade de cada um e que unidas simbolizem a união dos dois em um só.

Cada cor de areia tem o seu significado:

O preto está associado à ideia mistério e fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Significa inocência e pureza.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Lilás, significa espiritualidade e intuição.

O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

31 Ago 2019

Cerimônia das Areias

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp