06/08/2019 às 14:53

Como escolher o seu convite de casamento?

475
4min de leitura

O convite é o primeiro contato que os convidados terão com o seu casamento. A primeira dúvida que os noivos têm é:

“Devo escolher um convite caro ou não, já que algumas pessoas têm o hábito de jogar fora”

O convite do casamento é tão importante quanto cada detalhe do grande dia. Tudo deve estar bem alinhado e conversando entre si. Casa, estilo e referência.

Então vamos às dicas:-Se a sua festa vai ser mais clássica, o convite tem que acompanhar o estilo. Se for retrô ou moderna, também deve refletir no convite. Isso se faz com as cores, imagens, desenhos escolhidos para cada tipo de ocasião. De forma que já imprima referências do seu casamento no convite.

-Quando for escolher o convite, não pense o que será feito com eles após o recebimento. Eles precisam estar tão lindos quanto os outros detalhes da festa. Por isso sua escolha merece a mesma atenção que os demais detalhes.

-Não deixe para fazer a escolha e o pedido de última hora. O ideal é fazer isso 5 a 6 meses antes do casamento. Para ter uma tranquilidade em relação ao prazo de entrega pelo fornecedor e a distribuição deles.

-Na hora de calcular o número de convites, o ideal é já estar com a lista dos convidados finalizada. O erro é pensar que se são 250 convidados, precisarão de 250 convites. Não se esqueçam que parte dos convidados é casal ou família. Isso significa que será apenas um convite para esse casal, por exemplo. Ao calcular essa quantidade, acrescente 15 ou 20 convites extras, para o caso de convidados “de última hora” ou erros na grafia de nomes.

Outra pergunta que vocês devem fazer a si mesmos é:

Qual a impressão que eu quero que o convite deixe em meus convidados?

Se vocês são um casal moderno, que gostam de incrementar novidades à festa, procure um estilo mais criativo que transmita isso aos convidados.

Se são mais românticos e contemporâneos, aposte nos modelos mais florais, fitas e acabamentos que destaquem essa característica transmitindo a emoção desse momento tão especial.

 Se têm preferência por detalhes mais tradicionais e vão fazer uma cerimônia mais conservadora e refinada, expresse isso em um convite mais tradicional. 

Lembrando que se pode mesclar, de forma discreta, desde que conversem entre si, para demonstrar de maneira mais fiel o espírito do casal.  

Para isso, utilize os serviços de empresas que, além de apresentarem sugestões diversas de modelos, ainda proporcionem a seus clientes, a possibilidade de mudar detalhes ou mesmo criar novos modelos.  

Convite Tradicional: 

Indicado para festas formais e requintadas. Também é o preferido do casal que respeita e gosta da tradição. Redigido na terceira pessoa, ele não admite abreviaturas.

Os números, a hora, a data e o ano são escritos todos por extenso. Por tradição, são os pais dos noivos que fazem o convite para o enlace matrimonial, pois eles também arcavam com todas as despesas do evento.

Até os dias de hoje, a maioria dos casais ainda prefere esse tipo de convite, seja por tradição ou por medo de errar. Se estiver em dúvida quanto ao tipo de convite de casamento, a melhor opção, com certeza, é o convite formal.

Para esse tipo de convite, use cores claras, papéis nobres e acabamento especializado e iniciais em relevo. Forro e lacre são uma boa opção para expressar um pouco da personalidade dos noivos.

As letras e o papel para os convites formais devem combinar com o casal, com o horário e o tipo de cerimônia. As festas formais, em geral noturnas, pedem letras com serifa Garamond ou Times New Roman ou cursivas, que parecem manuscritas, papel branco ou bege e gramatura padrão, com monogramas em alto relevo nos envelopes.

Convite Moderno: 

O tipo de convite é indicado para cerimônia informal ou para casais mais despojados. Nesse caso, o convite de casamento não precisa seguir regras rígidas, embora deva trazer todas as informações necessárias para que o convidado consiga chegar ao casamento e não tenha dúvidas do local, do dia e da hora.

Geralmente, os convites para as festas informais pedem papel colorido ou neutro com texturas; letras sem serifa, por exemplo Tahoma ou desenhadas, tipo Brdleyhand. Desenhos, ilustrações, grafismos, fotos e caricaturas dão um acabamento único e bem humorado ao convite.

Convite Temático:

O convite temático é ideal para noivos mais ousados, que gostam de inovar e de fugir totalmente do tradicional. São convites que possuem um tema específico, como por exemplo, casamentos na praia, casamentos étnicos ou até mesmo que seguem uma linha de inspiração – como um convite baseado em viagens.

Em geral, independente do estilo escolhido, os convites devem incluir:

- os nomes dos noivos- o lugar da cerimônia- dia, mês e ano da cerimônia- os nomes dos pais dos noivos (opcional)- endereço dos pais (opcional)- local e endereço da recepção (opcional)- contato para confirmação de presença e a data limite para fazê-lo (opcional)

Foto 1: Dona Amélie – Maiatos | Foto 2: Dona Amélie – Thay Rabello  | Foto 3 e 4: Chuva de Papel | Foto 5: Dona Amélie – Maiatos | Foto 6: Chuva de Papel | Foto 7: Dona Améilie – Maiatos | Foto 8: Chuva de Papel.

06 Ago 2019

Como escolher o seu convite de casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp